Uma alma jovem nunca passa - Não se fala aqui de uma questão intermediária dentro da faixa etária. Um jovem não está retratado na idade. Temos jovens na igreja que não têm a mentalidade jovem, como temos pessoas que são avançadas na idade, mas dentro delas há força de juventude. Calebe disse: “Da idade de quarenta anos era eu quando Moisés… me enviou… a espiar a terra… eis que hoje sou da idade de oitenta e cinco anos e estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força para a guerra, para sair e para entrar…” (Js 14:7-12). E Calebe conquistou, aos 85 anos, Hebrom, a terra dos anaquins, com grandes e fortes cidades, prometida a ele por Moisés.
O segredo da excelência na juventude está retratado em três pontos básicos: ser aprovado no tempo, ter uma vida de projetos e fazer o que a Palavra ordena.
1 – Ser aprovado no tempo - Tiago 1:12 diz que existe um tempo para que as pessoas sejam aprovadas. Existe um tempo para todas as coisas (Ec 3:1). A boa administração do tempo é um respaldo de sabedoria e quem sabe administrar seu tempo é aprovado nele: “Portanto, vede prudentemente como andais; não como tolo, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5:15-16). Precisamos de uma unção de boa administração de tempo. Temos que priorizar as coisas e sermos aprovados na boa administração do tempo:
1.1 Fazendo a vontade de Deus.
Dentro dessa vontade, teremos toda a boa instrução administrativa. Quando eu faço a vontade de Deus, Ele me orienta para todas as coisas.
1.2 Trazendo diariamente o coração à presença do Senhor.
Apresente um coração disposto para que Deus escreva tudo o que Ele tem e quer para sua vida. Se você pensa que tem alguma coisa, isto é nada diante do que Deus vai lhe dar. Deixe Deus escrever no seu coração toda a administração do tempo de tudo o que ele quer para sua vida.
1.3 Remindo o tempo diante dos dias maus.
Para isso acontecer, tenha um modo de andar e de proceder de acordo com o caráter bíblico, procurando remir o tempo, porque quem não faz isso, vive debaixo dos dias maus. Porém, quem sabe remir o tempo e anda prudentemente será um homem de excelência e de prosperidade.
2 – Ter uma vida de projetos - Isaías 32:8 diz que só tem projetos nobres quem tem a mentalidade nobre. Quem não tem mentalidade de nobreza, não tem projeto para nada. Seja um homem, uma mulher de projetos. Você vai executar estes projetos:
2.1 Sabendo quem você será nos próximos cinco anos.
Que projetos você tem para sua vida? Se não tem, peça a Deus que lhe transforme em um nobre do Seu reino com projetos de êxito. Não seja do tipo: “sei lá, o que Deus quiser”. Até a brincadeira que fazemos revela a alma que temos. Não faça piadas de miséria com sua história nem com seu projeto de vida. Se Deus lhe deu uma bênção para ser alguém nos próximos cinco anos, seja este alguém.
2.2 Guardando o coração para que os sonhos não morram.
Alguns, até para sonhar, revelam um caráter de pequenez. Não falamos de sonhos de grandeza, mas de desafios, de mudar a alma. A nossa estrutura interior precisa ser mudada. Ninguém foi colocado no planeta para realizar o sonho de viver num barraco. “Mas, sabe como é que é pastor, é o meu destino!” Você é filho de Deus e pode todas as coisas naquele que te fortalece (Fp 4:13). Isaías 65:21-23 diz “e edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto… e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice”. Tenha a mentalidade de um coração guardado nos sonhos de Deus. O homem morre quando perde os seus sonhos. Todo homem que não sonha é um sepultado. Ressuscite!
2.3 Sustentando os princípios sagrados.
Isto é viver a vida de Deus. Precisamos repensar muita coisa do que é a essência de uma vida sagrada, solene, de excelência. Este será um ano de grandes transformações, não de mudanças. Pessoas podem mudar de casa, de emprego, de comportamento, mas, quando você é transformado, significa que você entrou na fôrma de Deus, foi além da expectativa. Quando a transformação acontecer, você esquecerá o que é pecado e estará sempre lembrando o que é santidade.
3 – Fazer o que a Palavra ordena.
Você faz isso? Você chegará à perfeição de cumprir os mandamentos bíblicos:
3.1 Vencendo o pecado.
Nenhuma outra classe dentro da hierarquia e da faixa etária recebeu a promessa que os jovens receberam: sois fortes! Isso quem disse foi Deus: “Eu vos escrevo porque sois fortes” (1 Jo 2:14). O conceito de fortaleza não partiu de mentalidade humana. Veio do respaldo divino. Só uma pessoa dotada de força divina vence o pecado. Ninguém, na força natural, consegue. Tem gente que estabelece alvos e não consegue nada. Mas, quando estamos dotados de uma força sobrenatural, vencemos o pecado.
3.2 Vencendo a carne e as suas obras.
Gálatas 5:19-21 fala que as obras da carne se manifestam e são conhecidas: na área sexual: prostituição, impureza, lascívia; na área religiosa: idolatria, feitiçarias; na área de relacionamento: inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, heresias, inveja, competições, inimizades; na área de indisciplina da carne: bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. Uma pessoa que está na igreja, mas vive numa dessas cláusulas não herdará o Reino de Deus.
3.3 Vencendo o mundo e o diabo.
Deus lhe deu uma força para vencer o mundo e o diabo, não na força natural, mas na força de Deus.
Se cumprirmos estes três princípios básicos – ser aprovado no tempo, ter uma vida de projetos e fazer o que a Palavra ordena, por certo Deus vai começar a realizar os planos d’Ele na nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário